Já tive a oportunidade de expor opinião sobre a sofrível operação policial no Rio de Janeiro, quando perdeu oportunidade de combater efetivamente o crime organizado. Prenderam e mataram a última camada das organizações criminosas favorecendo-a na reciclagem da mão-de-obra barata e poupando custos de manutenção. Nada mais tenho a acrescentar pois observo que opinião daqueles que antes louvaram a carnificina, já cansados de serem ameaçados pela bandidagem, também já refletem mais lucidez e percebem a influência da contaminação da máquina policial.
Hoje quero comentar a questão ecológica aproveitando o momento da COP30 como tendo aqui já alertado sobre as questões fundamentais: tratamento e reaproveitamento do resíduo urbano, esgotamento sanitário, conversão bioquímica de plásticos e produção de plásticos biodegradáveis a partir de sobras industriais e da agricultura, (Ver todos de 2025 : “Lixo e Luxo” – 01/04, “Tem é que querer”- 02/04, “Quem sabe?” -04/04, “Degradação dos Plásticos” -14/04, “Shejin ou Sísifo”-18/04, “Já é uma questão de sobrevivência mesmo” – 23/04, “Tem macuco no embornal”- 30/04 e “Responsabilidade” de 14/10)
O que move esta postagem é expressar a necessidade de “educação ecológica”. Esta afirmação se deve a constatação que a base da evolução ecológica requer uma extensa conscientização da presente geração para que possam cobrar das anteriores ações concretas. Dou como exemplo a manutenção das árvores urbanas. Experimentei recentemente no condomínio onde moro, outrora bem arborizado, um descaso com a herança da cobertura vegetal, fator de valorização dos imóveis dentro deste condomínio. O abate pela municipalidade (administração municipal) de espécimes arbóreos, alguns até raros, nas redondezas é o caso do absoluto descompromisso com o meio ambiente. Estacionamentos são criados com abate de árvores para dar lugar ao conforto de poucos; já que o transporte público em extensão e de qualidade não é prioridade. Não dá voto...simples.
Espero que tais temas sejam objeto de discussão e análise nesta COP30...apesar de estarem sendo obliterados pelos da segurança pública. A qualidade de vida implica a diligência e ação em ambos os temas.
Esperamos que a qualidade de vida se aplique também a vidas dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário