domingo, 30 de março de 2025

DeepSeek, uma experiência

Hoje faremos uma pausa no discurso político e social, para um comentário sobre a experiência de uso do DeepSeek:

    Recentemente vimos o lançamento do “Deep Seek”, um produto computacional; não usaria a expressão software por ser, baseado no meu entendimento, um conjunto de técnicas matemáticas arranjadas segundo princípios de otimização e estratégias de simplificação.

    Lembro ainda que tive de registrar, há menos de quinze anos, os programas fontes do sistema de comando e controle implantados no CICC (Centro Integrado de Coamdno e Controle) da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Sistemas estes que serviam ao registro de chamada de emergência e ocorrências, sua localização geográfica, caracterização e o engajamento ótimo dos recursos compatíveis (viatura policial, bombeiros, ambulâncias, etc…) e apresentação no mapa projetado nas telas (TV ou VideoWall) do Centro, para fins de acompanhamento e controle da ocorrência. O “Deep Seek’ é baseado em software livre, ou seja, suas soluções são abertas. Então resolvi testar. Pesquisamos  a seguinte questão e a solução detalhada foi apresentada com os referidos comandos. "Tutorial Prático: PCA com sklearn.decomposition.PCA 

    Aqui está um exemplo passo a passo de como aplicar Análise de Componentes Principais (PCA) usando a biblioteca scikit-learn em Python."

Ou seja, o produto é realmente "código aberto" GNU baseado na mesma filosofia do Android e do Linux. 

Quando há uns quinze anos precisava, baseado no princípio do "dono do software", registrar os fontes na instituição governamental para validar a propriedade intelectual, hoje, baseado no principio GNU, ou software livre, muda-se o objeto da propriedade de "posse" para "uso". Com isto o benefício se expande exponencialmente, já que as funções aplicativas transcendem o produto original, gerando oportunidades comerciais  sequer imaginadas à época da criação do software. 

Quando o DeepSeek me ensinou a estratégia, e a utilizar a PCA:

    "Análise de Componentes Principais (PCA) é uma técnica estatística não supervisionada usada para reduzir a dimensionalidade de conjuntos de dados complexos, preservando ao máximo a variabilidade original. É amplamente aplicada 
em áreas como:
        Machine Learning (pré-processamento de dados)
        Processamento de Imagens (compressão, reconhecimento facial)
        Bioinformática (análise de expressão gênica)
        Finanças (análise de riscos e portfólios)
"

 inclusive apresentando os comandos Python,

    Tutorial Prático: PCA com sklearn.decomposition.PCA

   " Aqui está um exemplo passo a passo de como aplicar Análise de Componentes Principais     (PCA) usando a biblioteca scikit-learn em Python."

nem  imaginava a dimensão deste produto, mesmo já tendo utilizado o ChatGpt.

O que agora se configura é a possibilidade de um salto antes inimaginavel na colheita dos subprodutos, das colaborações que darão um crescimento exponencial à aplicações em áreas do conecimento e do lazer que antes não alcançavam os ambientes big-data e as dimensões funcionias e geográficas exploráveis. 

Nem imaginava quão "deep"  (profundo) seria o alcance dessa experiência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário