quarta-feira, 28 de setembro de 2011

The winner is

Nem vi nos jornais a notícia que Richar Descoings, diretor da Sciences Po, entregou a Lula o título de Doutor Honoris Causa. Talvez porque Descoings seja desconhecido por aqui. Talvez porque o título não seja importante, tampouco a instituição que o outorgou, o Instituto de Estudos Políticos de Paris. O fato é que não deram importância mesmo. Talvez somente o próprio Lula, que dispensa apresentações ao planeta, tenha, juntamente com o senhor Descoings e seus pares, a noção exata do que significa em tertmos políticos este reconhecimento.
A instituição que lhe outorgou o título evidentemente não falou pelos milhões de brasileiros que saíram da pobreza exptrema. Tampouco pelo FMI que tem um novo "sponsor". Não, falou apenas em nome da instituição que, reconhecida pela competência e valor científico, atrai os mestres e doutores do mundo inteiro. Não foi também por Lula ter criado algum método científico, analítico, ou coisa assim, pertinente ao ofício dos doutos. Não, foi apenas porque Lula fez política como há muito não se faz por aqui. Aqui no país onde a educação ainda não é, na prática, direito de todos. Aqui no país, que em tempo de paz, poucos devem tanto a tantos.
Aqui, onde o preconceito social e racial, grassa qual a peste negra. Onde a imprensa amestrada pouco se dá se um conterrâneo, não importa a sua cor, credo ao posição social, seja reconhecido mundialmente.
O título não foi concedido aos beletristas. Não, foi dado a quem reconheceu a responsabilidade de ser escolhido para a tarefa política de tentar tirar o pais da senzala.
Os da casa grande ainda não aceitam de jeito nenhum. Ainda preferem assitir aos ganhadores dos prêmios artísticos e ouvir "the winner is" na tv.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário