terça-feira, 27 de agosto de 2013

Memórias e memórias

Estava procurando um assunto na internet e eis que me deparo com algo que me faz pensativo e também me leva à reflexões sobre a arte da música e também das artes plásticas. Da arte como umtodo. A reflexão mais imediata me conduz a visitar o Google Cultural Institute e acabo chegando ao Malmö Konstmuseum. 
Sempre me interessou esta cidade após a leitura de Mika Waltari, quando "O aventureiro" passa por lá. Se estabelece na Suécia e de lá busca novas aventuras. 
O sucesso editorial de Mika Waltari, "O egípcio", "O romano" e muitos outros já traduzidos para a língua portuguesa, me fez ler toda sua obra traduzida e me interessar principalmente pela aventura sueca. A este sentimento se associava a lembrança da atual SAR  Rainha Silvia da Suécia, que quando menina conheci na casa da vovó Julieta. Era o dia 25 de janeiro de 1954. Lá comemoramos e dançamos a polka, ou o dobrado(?),  "São Paulo quatrocentão", composta por Garoto, Avaré e Chiquinho do Acordeón.  Dono de boa memória que sou, tenho vagas lembranças de Sílvia e de Ralf, seu irmão mais velho. Mas tudo é possível de construir na memória pois havia um clima de alegria que a música propiciava, naquela casa da Rua Doutor Vilanova, quase na Maria Antônia. Era a festa do Quartocentenário. O disco tocava na vitrola, era o "São Paulo quatrocentão" executado por Mario Zan, o mesmo da "Chalana". Nem vou seguir por aí.
A associação espontânea destas imagens na memória é que me levaram a agora escrever. Me sinto como o James Burke da série Connections 3. As conexões entre a nemória de Mika Waltari, a Rainha Silvia e a Vovó Julieta, a música de Chiquinho do Acordeon, Avaré e de Garoto, agora me levam a "Gente Humilde". Onde Chico Buarque, Vinícius de Moraes, colocaram letra na imensa música de Garoto. 
Custo até crer que seja possível fazer conexões desta ordem; partindo do Museu  Konstmuseum, em Malmö, na Suécia chegar a "Gente Humilde". E aí chegar a Chico Buarque; e agora chegar a "Banda", que permaneceu o tempo todo tocando a alma. É acabou...
"Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou"
A banda é a arte, que é uma só, plástica, poética, dançante, musical, ...ciao. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário