quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Ainda sobre ERP: a importância do BOM

        É oportuno  rever alguns conceitos do ERP/MRP-II para que não se cometa erros de interpretação ao longo deste processo de projeção em direção a uma nova perspectiva orientada ao "aprendizado de máquina" que irá incorporar as  faculdades de ajustes e de validação de planos, diante de "desvios" e restrições, sejam estes quantitativos, de prazos e até de valores financeiros. 

        Há uma funcionalidade no ERP que considero a mais importante no processo de evolução desde a contribuição de Orlicky, a Lista-de-Material, que denominarei de BOM (Bill-of-Material).  Por que considero a mais importante ?  Porque  estabelece na relação Produto-Componente a relação causal do processo produtivo. Foi a partir de Orlicky que tudo começou.

        É na BOM que se representa em síntese o processo produtivo e a síntese também da tecnologia aplicada.

        Quando se estabelece a ligação "pai-filho", ou seja produto ou conjunto, com as quantidades de uso, podem ser ainda representadas as tolerâncias e também os itens filhos "by-product", ou seja aqueles que nascem no processo, tal como cavacos (sucatas) e subprodutos de reações, podendo estes até serem comercializados. 

        Além dos "ajustes" quantitativos ainda são possíveis aqueles que afetam tempo de produção, tempos de preparação (aquecimento, limpeza, ajuste, montagens etc...-set-up) e tempos de desmontagens (limpeza, etc... -set-down). O tratamento as estas variações é elemento fulcral da adaptabilidade e  utilidade do cálculo de necessidades de material e do planejamento de material e produção como um todo.

 
     No diagrama apresentado pode se observar do lado esquerdo os elementos cadastrais e aqueles que refletem o conhecimento fabril e da engenharia do produto. Nele se encontram então  o Cadastro de Material e a Lista-de-Material (BOM). A síntese do conhecimento do produto está nestes dois "arquivos".

      Exercido o cálculo de necessidades (demandas dependentes) e efetuadas as ações de suprimento, sejam, que no diagrama estão representadas no lado direito do diagrama (em tom cinza).

    Não está neste diagrama apresentado o elemento ou elementos funcionais que servem aos usuários e representam as ações: recebimentos e entregas; isto é recebimentos de materiais e entregas de produtos. É neste momento que "ocorrem" os desvios. Capturar tais desvios, no tempo e nas quantidades, será a missão primária do aprendizado. Conclui-se que quão mais "precisa" for a BOM, boa ou melhor será a cadeia de aprendizado. Em síntese: O conhecimento será realimentado e aposto nas quantidades e tolerâncias da BOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário