terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

ERP, recuperação industrial.

    É oportuno, ao falar de ERP, da própria recuperação industrial, já que estes sistemas só evoluirão caso exista demanda que justifique pesquisa e evolução dos atuais e futuros sistemas ERP, estejam estes baseados em tecnologia vigente ou mesmo em novas técnicas de aprendizado de máquina. Sugiro aqui a leitura da entrevista do Sr. Dan Ioshpe, Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Tecnológico (IEDI) em https://noticias.portaldaindustria.com.br/entrevistas/dan-ioshpe/so-a-recuperacao-industrial-promove-crescimento-sustentado/
    Ali ele faz quatro sugestões apontando a direção para se iniciar e recuperação e e adiciona agenda de produtividade e competitividade. 
    Apesar de concordar com o que foi dito na entrevista confesso que senti falta de ênfase do elemento educação. Deve ser lembrado que neste aspecto o SESI já preenche os requisitos educacionais para o desenvolvimento, mas ainda se exige maior fomento na educação técnica e gerenci al. E como diz o entrevistado (lembrando: Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Tecnológico (IEDI)):
"Portanto, é preciso um trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o setor público, com mais ênfase deste último naqueles projetos de difícil viabilidade econômica, mas que também são importantes para o desenvolvimento social do país, como já se fez no passado"

    Concluo que, dar um passo na direção do investimento no desenvolvimento do mercado de sistemas ERP é condição sine qua para a sobrevivência das empresas deste mercado. Caso contrário assistiremos a entrada de sistemas estrangeiros que acabarão por dominar fatia relevante, principalmente no segmento das empresas internacionais. Como aliás já vivenciei no passado, mesmo durante o "milagre brasileiro" dos anos 70/80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário