sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pedagogia & Gratidão

Tenho como dever de gratidão, publicar, mesmo sem a autorização do autor, a análise que pedi a este para fazer de um texto produzido no passado. Uma publicação que resolvi reeditá-la: "Abaixo a Pedagogia". Tanto para ligar o texto à análise, como para torná-la atualizada na leitura desta preciosa e lúcida análise. O autor da análise, Bruno Nathansohn, foi percebido pela minha visão, ainda que míope, mas já e multiplamente testada, pela sua capacidade de perceber e de fazer de uma semente de sequóia, aquilo que esperamos dela. a grandeza. Eis o texto de Bruno. Bebam-no.
 
Foto do perfil de Bruno Nathansohn"Refletir sobre o papel de qualquer profissional nos dias de hoje torna-se um desafio. Principalmente considerando a emergência do novo Paradigma Sócio-Técnico-Científico (Milton Santos ou Castells?). A reflexão desenvolvida no texto, revela essa preocupação, em relação à uma profissão-chave, cujo objetivo é viabilizar uma atmosfera de aprendizagem. Você tem toda a razão quando destaca a importância do reposicionamento do profissional, frente aos desafios impostos pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs). O fundamento da lógica ensino-aprendizagem pode ser resgatada da Teoria Cibernética de Gregory Bates e, depois, Norbert Wiener, inserido no pensamento complexo. Nessa perspectiva insere-se uma interdependência entre manifestações antropológicas, como as expressões comunicativas humanas, por meio das artes e dos utensílios, e essas manifestações em analogia com a mecânica biológica. A partir daí, permite-se pensar o lugar da técnica no processo de construção de recursos para a adaptabilidade humana às novas dinâmicas naturais. O grande problema é quando o ser-humano cria necessidades a partir do desenvolvimento de suas próprias técnicas. Talvez aí resida o problema em relação à adaptabilidade do pedagogo em relação aos desafios da educação. Ao invés do pedagogo, ou de qualquer outro profissional, liderar o processo de criação e aplicação da técnica, ele se torna dependente dela. A técnica tenderia à uma superação das vontades humanas, como resultado da própria capacidade em criá-las e recriá-las. Tema tão protagonizado na literatura Cyberpunk. A Internet torna-se o Dasein das relações tecidas no espaço concreto. É a existência, onde o Ser tem a potencialidade de desabrochar, e só o realiza quando o fundamento estiver consolidado. Pois, se existem várias possibilidades expressas no cyberespaço, não é um fenômeno que pertença à rede virtual, senão na rede de relações concretas entre seres conscientes, tecidas nas esquinas, nas ruas, nas associações de moradores, nas igrejas ou nas escolas. Em outras palavras, a Internet é uma potencialidade, mas só se realiza quando existe a necessidade social e a vontade humana para tal. Apresenta-se, assim, como potencialidade e não como fator determinante para a mobilização das forças sociais. O social e o político conduz a técnica e não o contrário. Em termos práticos, a área de Divulgação Científica, por exemplo, contribui para qualificar a atuação dos profissionais que atuam com a transmissão da informação científica e tecnológica para o público leigo. Contribui, fundamentalmente, além de outras coisas, para a normalização das formas de acesso à uma informação relevante, e não à uma informação qualquer. O que, do ponto de vista educacional, significa dar suporte ao pedagogo para que possa orientar os aprendentes em sua busca no “caos informacional”. Chama à reflexão sobre muitos desses fundamentos, considerando as fontes de informação como algo essencial para que haja a possibilidade de uma correta formulação do conhecimento. Sim, existe um mundo de informação, mas esse é caótico. Sem saber como se guiar, o aprendente se perde, e suas buscas tornam-se infecundas. O pedagogo teria, assim, o papel de facilitador, guiando o aprendente, como fazem os comandantes das naus, por águas turbulentas. Assim, a perspectiva humana não tem que se submeter à técnica, mas adequar discursos e práticas tendo a técnica como suporte que atenda à vontade humana."

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